Pular para o conteúdo principal

Estresse Ocupacional e Síndrome de Burnout: os vilões da Qualidade de Vida no Trabalho


Estresse Ocupacional e Síndrome de Burnout: os vilões da Qualidade de Vida no Trabalho

Por: Caroline Daronch da Silva – Psicóloga CRP 07/21118.

O Estresse Ocupacional ocorre quando o trabalhador percebe sua inabilidade para atender as demandas solicitadas pelo trabalho, causando sofrimento, mal-estar e um sentimento de incapacidade para enfrenta-las. Quando um organismo se encontra sobre “stress” apresenta: distúrbios emocionais, mudanças de comportamento, distúrbios gastrointestinais, distúrbios de sono, sintomas psicopatológicos, com sofrimento psíquico e outros (GUIMARÃES, 2000). Muitas vezes esses sintomas são tratados como problemas pessoais, porque não são facilmente relacionados aos estímulos estressores do ambiente de trabalho.
A Síndrome de Burnout atinge principalmente os profissionais da saúde, que lidam com exigências emocionais de quem eles cuidam. Esta síndrome caracteriza-se pela exaustão de energia e esgotamento em resposta a estímulos laborais crônicos. O Burnout pode ser reconhecido além dos sintomas físicos e mentais, pelas atitudes e condutas negativas com relação aos usuários, à organização e ao trabalho, ocasionando faltas ao trabalho e distanciamento afetivo, desumanizando o trabalho.
O trabalho já foi sinônimo de dor e sofrimento por muitos séculos, como uma tarefa penosa, apenas para obter sustento (Souza, 2000), mas hoje, busca-se a valorização dos relacionamentos humanos, alimentando as necessidades emocionais do homem, motivando-o a trabalhar e amar com mais intensidade. Porém, num ambiente desfavorável onde a capacidade humana ainda não acompanha a tecnologia, ambientes insalubres, exigência de alta produtividade com isolamento de trabalhadores entre outros fatores prejudiciais, é que devem ser avaliados para garantir a Qualidade de Vida no Trabalho e menos danos a saúde e consequentemente à produtividade e satisfação pessoais.
É necessário utilizar-se dos recursos que existem hoje, que através de muitos estudos comprovam a eficácia da intervenção da Medicina do Trabalho, dos Psicólogos, e profissionais da saúde que atuam junto aos colaboradores que apresentam maior vulnerabilidade ao ambiente de trabalho, trabalhando suas potencialida-des e autoestima, fator este essencial para a confiança e o desempenho das atividades com qualidade agregando valor ao trabalho.


Artigo publicado no Jornal Noroeste de Santa Rosa RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transtorno Afetivo Bipolar - Alguns Sintomas

Os sintomas descritos na imagem são alguns dos mais citados atualmente. Porém o diagnóstico não é simples. É necessário acompanhamento psicológico e psiquiátrico para realizar o diagnóstico. A Revista Psique de Outubro de 2014 traz uma pesquisa dizendo que uma pessoa com Transtorno Bipolar consulta em média quatro profissionais antes de receber o Diagnóstico. Portanto, não se deve abandonar nenhum tratamento abruptamente, ou por achar que "a fase ruim passou". O que acontece é que os pacientes em atendimento psicoterápico tem uma melhora significativa em relação a níveis de depressão e acabam "se sentindo melhor" e abandonando o tratamento, sendo que o motivo principal das consultas é o desequilíbrio emocional! Irônico não? 

TIREOIDE: HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO E MAIS

TIREÓIDE Todos nós nascemos com uma glândula no pescoço chamada tireóide. Ela se localiza imediatamente abaixo da cartilagem tireóide, "pomo de adão", e pode ser sentida através do toque superficial. A função básica da glândula é a produção de dois hormônios: tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). A tireóide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Em relação a outros órgãos do corpo humano, a tireóide é relativamente pequena, mas é uma das maiores glândulas já que pode chegar a até 25 gramas em um adulto. Ela atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. Quando a tireóide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente ( hipotireoidismo ) ou em excesso ( hipertiroidismo ). Nos dois casos, o volume da glândula ...

8 de Março Dia da Mulher

  Você sabe o valor que você tem em apenas ser Mulher? Mulher que é contemplada por Deus, honrada como figura central em vários momentos da história bíblica. Além de Mulher, sermos mães, as únicas que podem escolher gerar outro ser. Mulher, nem forte, nem fraca, apenas uma explosão hormonal mensal (semanal) 🤪😂 Cuida do teu jardim interior, pois só tu sabes como passar pelas estações e fazer-se florescer. Não deixe a amargura entrar no teu ❤️ pois ela virá te assombrar por teus planos não terem saído como desejado. Confia em Deus e dele extrai tua força, pois a presença Dele nunca te faltará. Um grande abraço  Carol