Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa - Perguntas e Respostas sobre o Cancêr de Mama

Câncer de mama


© Equipe Editorial Bibliomed
1. O que é câncer de mama?
O câncer de mama é um tumor maligno que ocorre nas mamas. Apesar de ser mais freqüentemente encontrado em mulheres, ele também pode ocorrer em homens. Corresponde à principal causa de morte no Brasil por câncer, entre as mulheres.
2. Quais os fatores de risco para desenvolver o câncer de mama?
Não existe uma causa única para o desenvolvimento do câncer de mama, mas podemos considerar três principais fatores:
Ser mulher; Ter mais de 50 anos; Ter parentes próximos (de primeiro grau) com história de câncer de mama.
3. É verdade que a amamentação protege contra o câncer de mama?
Existem evidências de que a amamentação diminua o risco de desenvolver o câncer de mama, principalmente se a mulher teve seu primeiro filho e o amamentou antes dos 30 anos de idade.
4. O que devo fazer para descobrir o câncer de mama precocemente?
Toda mulher deve ser responsável pelo cuidado com seu corpo, pois é ela quem primeiro pode perceber as alterações que nele ocorre. O auto – exame das mamas é de fundamental importância para a percepção de nódulos nos seios, além da avaliação periódica de seu ginecologista, com a solicitação de exames específicos. Assim, é possível detectar e tratar o câncer de mama mais precoce.
5. Todo câncer é palpável?
Não. Normalmente, só é possível palpar um nódulo quando este já tiver pelo menos 1 cm de diâmetro.
6. O que fazer se perceber um nódulo na mama?
Você deverá procurar seu ginecologista para avaliá-lo. Nem todo nódulo na mama é um câncer, mas todo nódulo palpável deverá ser investigado através da realização de exames mais específicos, como a ultra-sonografia, mamografia e a punção biópsia.
7. Quando devo fazer a primeira mamografia?
Como é importante descobrir o câncer de mama em seu princípio, toda mulher deve ser submetida à primeira mamografia aos 40 anos. Mesmo assim, qualquer alteração antes dessa idade deverá ser investigada.
Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-la na abordagem desta condição. 
Fonte:
CHAVES, I.G.; JÚNIOR, G.A. Câncer de mama in: CAMARGOS, A .F.; MELO, V.H. Ginecologia Ambulatorial, editora: Coopmed, BH, 2001.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transtorno Afetivo Bipolar - Alguns Sintomas

Os sintomas descritos na imagem são alguns dos mais citados atualmente. Porém o diagnóstico não é simples. É necessário acompanhamento psicológico e psiquiátrico para realizar o diagnóstico. A Revista Psique de Outubro de 2014 traz uma pesquisa dizendo que uma pessoa com Transtorno Bipolar consulta em média quatro profissionais antes de receber o Diagnóstico. Portanto, não se deve abandonar nenhum tratamento abruptamente, ou por achar que "a fase ruim passou". O que acontece é que os pacientes em atendimento psicoterápico tem uma melhora significativa em relação a níveis de depressão e acabam "se sentindo melhor" e abandonando o tratamento, sendo que o motivo principal das consultas é o desequilíbrio emocional! Irônico não? 

TIREOIDE: HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO E MAIS

TIREÓIDE Todos nós nascemos com uma glândula no pescoço chamada tireóide. Ela se localiza imediatamente abaixo da cartilagem tireóide, "pomo de adão", e pode ser sentida através do toque superficial. A função básica da glândula é a produção de dois hormônios: tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). A tireóide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Em relação a outros órgãos do corpo humano, a tireóide é relativamente pequena, mas é uma das maiores glândulas já que pode chegar a até 25 gramas em um adulto. Ela atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. Quando a tireóide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente ( hipotireoidismo ) ou em excesso ( hipertiroidismo ). Nos dois casos, o volume da glândula ...

8 de Março Dia da Mulher

  Você sabe o valor que você tem em apenas ser Mulher? Mulher que é contemplada por Deus, honrada como figura central em vários momentos da história bíblica. Além de Mulher, sermos mães, as únicas que podem escolher gerar outro ser. Mulher, nem forte, nem fraca, apenas uma explosão hormonal mensal (semanal) 🤪😂 Cuida do teu jardim interior, pois só tu sabes como passar pelas estações e fazer-se florescer. Não deixe a amargura entrar no teu ❤️ pois ela virá te assombrar por teus planos não terem saído como desejado. Confia em Deus e dele extrai tua força, pois a presença Dele nunca te faltará. Um grande abraço  Carol