A Psicanálise terá fim?
Escrito por:
Caroline Daronch da Silva Ziani
55 99914 6891
As pessoas criticam o método Psicanalítico e uma das causas é o aparente silêncio dos Psicanalistas nas sessões. Porém, quem critica não permanece tempo suficiente neste método de psicoterapia para dizer de seus benefícios.
A Psicanálise é uma técnica com efeitos a longo prazo. A terapia analítica é um processo que leva tempo, pois a história de vida do indivíduo precisa ser revisitada. Por isso, é preciso ouvir bastante e depois o profissional Psicólogo começa a pontuar e fazer relações entre história, comportamentos e sintomas que se repetem na vida do sujeito.
A Psicanálise utiliza-se do método de escuta com base nas teorias analíticas para promover a melhora do estado mental do paciente. Muitas pessoas pensam que esse método é muito demorado e focam apenas em resultados a curto prazo. Porém, os problemas que são recorrentes nos dizem que existem raízes mais profundas que precisam ser analisadas.
Por isso, a Psicanálise não funciona para todo mundo. Somente para quem já entendeu como funciona a técnica e entende que a escuta especializada pode elucidar problemas profundos que impedem o sujeito de se posicionar diante dos problemas.
O silêncio é necessário na técnica Psicanalítica para que o sujeito possa escutar a própria voz, para que ele escute o que está falando e se dar conta dos mal-entendidos de sua história, o que faz sentido ou não permanecer como problema.
Uma pessoa que não se sente ouvida se beneficiará do silêncio do Psicanalista. Este profissional é quem vai ajudar a encontrar o fio da meada e assim costurar as vivências de modo a fazer sentido.
A Psicanálise se beneficia do fato de esta ser transmitida de pessoa para pessoa, na transferência de saberes inconscientes. Por isso, onde existir um Psicanalista, ali existirá transmissão. Não cessará.
A Psicanálise não terá fim, pois tanto no discurso, na fala propriamente dita e no silêncio, encontraremos sempre elementos que nos moverão a buscar o que o inconsciente está produzindo.
Certamente, quando alguém buscar a causa de sua dor ou doença, depois de ter buscado tratamentos e outros cuidados, perceberá que há algo mais que precisa ser dito e escutado por alguém que não irá julgar e sim pontuar a história pessoal, trazendo sentido ao sofrimento que a pessoa doente está se referindo.
O silêncio é uma benção quando precisamos organizar as ideias. Quem nunca entendeu que os pensamentos podem ser barulhentos, nunca dará valor ao silêncio.
Comentários