Pular para o conteúdo principal

A Psicanálise terá fim?

 

A Psicanálise terá fim?

Escrito por:

Caroline Daronch da Silva Ziani

55 99914 6891

As pessoas criticam o método Psicanalítico e uma das causas é o aparente silêncio dos Psicanalistas nas sessões. Porém, quem critica não permanece tempo suficiente neste método de psicoterapia para dizer de seus benefícios.

A Psicanálise é uma técnica com efeitos a longo prazo. A terapia analítica é um processo que leva tempo, pois a história de vida do indivíduo precisa ser revisitada. Por isso, é preciso ouvir bastante e depois o profissional Psicólogo começa a pontuar e fazer relações entre história, comportamentos e sintomas que se repetem na vida do sujeito.

 A Psicanálise utiliza-se do método de escuta com base nas teorias analíticas para promover a melhora do estado mental do paciente. Muitas pessoas pensam que esse método é muito demorado e focam apenas em resultados a curto prazo. Porém, os problemas que são recorrentes nos dizem que existem raízes mais profundas que precisam ser analisadas. 

Por isso, a Psicanálise não funciona para todo mundo. Somente para quem já entendeu como funciona a técnica e entende que a escuta especializada pode elucidar problemas profundos que impedem o sujeito de se posicionar diante dos problemas.

O silêncio é necessário na técnica Psicanalítica para que o sujeito possa escutar a própria voz, para que ele escute o que está falando e se dar conta dos mal-entendidos de sua história, o que faz sentido ou não permanecer como problema.

Uma pessoa que não se sente ouvida se beneficiará do silêncio do Psicanalista. Este profissional é quem vai ajudar a encontrar o fio da meada e assim costurar as vivências de modo a fazer sentido. 

A Psicanálise se beneficia do fato de esta ser transmitida de pessoa para pessoa, na transferência de saberes inconscientes. Por isso, onde existir um Psicanalista, ali existirá transmissão. Não cessará.

  A Psicanálise não terá fim, pois tanto no discurso, na fala propriamente dita e no silêncio, encontraremos sempre elementos que nos moverão a buscar o que o inconsciente está produzindo.

Certamente, quando alguém buscar a causa de sua dor ou doença, depois de ter buscado tratamentos e outros cuidados, perceberá que há algo mais que precisa ser dito e escutado por alguém que não irá julgar e sim pontuar a história pessoal, trazendo sentido ao sofrimento que a pessoa doente está se referindo.

O silêncio é uma benção quando precisamos organizar as ideias. Quem nunca entendeu que os pensamentos podem ser barulhentos, nunca dará valor ao silêncio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transtorno Afetivo Bipolar - Alguns Sintomas

Os sintomas descritos na imagem são alguns dos mais citados atualmente. Porém o diagnóstico não é simples. É necessário acompanhamento psicológico e psiquiátrico para realizar o diagnóstico. A Revista Psique de Outubro de 2014 traz uma pesquisa dizendo que uma pessoa com Transtorno Bipolar consulta em média quatro profissionais antes de receber o Diagnóstico. Portanto, não se deve abandonar nenhum tratamento abruptamente, ou por achar que "a fase ruim passou". O que acontece é que os pacientes em atendimento psicoterápico tem uma melhora significativa em relação a níveis de depressão e acabam "se sentindo melhor" e abandonando o tratamento, sendo que o motivo principal das consultas é o desequilíbrio emocional! Irônico não? 

Atestados, Laudos e Avaliação Psicológica

Afins? Sobre Atestados, Laudos e Avaliação Psicológica É comum a procura das pessoas por uma psicóloga(o) que possa fornecer um “atestado psicológico”, mas quando perguntamos a estas mesmas pessoas a finalidade do documento, percebe-se claramente a dúvida sobre o que é um atestado, um laudo ou uma avaliação psicológica. Além da dúvida, as pessoas em geral tem pouco contato com o processo de avaliação psicológica, que se restringe a uma avaliação em algum CFC (centro de formação de condutores) ou em uma empresa onde as “avaliações” são feitas coletivamente. Um atestado psicológico só pode ser concedido pela psicóloga quando: primeiro, uma pessoa estiver em atendimento psicológico e segundo, quando for solicitado para fins de comprovação destes atendimentos. Isto quer dizer que o atestado conterá os dias e horários dos atendimentos em que a pessoa compareceu apenas, que deverão constar da mesma forma, nos registros da psicóloga. Já o laudo, uma demanda constante do judiciário, p...

A vida é assim

  Hoje, em uma conversa, lembrei do pensamento que eu costumava ter sobre a duração das coisas. Pensava que algumas coisas eram realmente para sempre… Eu sempre cuidei muito das minhas coisas, para que, tivessem o máximo de ‘vida’ possível, evitando o desgaste, o fim… Tentava me poupar também, em vários sentidos, de frustrações, de sair da zona de conforto. As frustrações eram realmente terríveis para mim.  E elas são tão necessárias para nossa saúde relacional.  Eu evitava situações que ‘sabia’ que não terminariam bem ou que terminariam. Hoje, temos teóricos que falam da nossa vida moderna líquida. Que não existe nada definitivo. As coisas se tornaram tão descartáveis quanto as relações. Escorrem pelas mãos. Entendi que o “para sempre” deve ser usado hoje, vivendo, sem empurrar para frente algo que não tem futuro. Senti que isso me libertou. Percebi que tinha apego as coisas, a pensamentos que não eram exatamente o que eu acreditava. E no fim, acabava me frustrando para ...