Pular para o conteúdo principal

Dar ou não dar opinião: “Cada um com os seus problemas”

Crônica #4 Dar ou não dar opinião: “Cada um com os seus problemas”



Devo confessar que eu era bem mais ativa em dar opinião. Então, descobri a primeira regra antes de emitir qualquer opinião sobre ‘qualquer coisa’, SÓ DÊ OPINIÃO SOBRE ALGO QUE VOCÊ CONHECE por experiência própria ou alheia mesmo, mas que aconteceu na realidade e PEÇA DESCULPAS quando alguém falar de um assunto que você desconhece no momento ou somente ‘ouviu falar’. Isso eliminou muitos problemas na minha vida!
Passado o tempo desta primeira lição e quando ainda não se dava muita opinião ou “comentários” online, fui me aventurar na internet e dei algumas opiniões. Comecei a me sentir tão incomodada com o que me respondiam e principalmente, com a FORMA que me respondiam, que comecei a SELECIONAR para quem iria responder no caso de pessoas fora do meu círculo ‘real’, já pensando que aquilo poderia tomar uma proporção maior.
Minhas opiniões são em sua maioria DESABAFOS, mas nem todo mundo consegue SUPORTAR ou compreender o que estamos falando não é verdade? E muitas vezes, pessoas comentam com a INTENÇÃO DE AGREDIR sem um pingo de educação e o português DAQUELES ainda.
AGRADEÇA aqueles que apenas leem seus comentários e não respondem nada, acredite eles te entendem e estão ali se você pedir algo  e se eles quiserem se expor, é claro.
Agora, uma coisa RIDÍCULA é alguém ler no seu facebook, NÃO COMENTAR e pedir “satisfação pessoalmente”. “Cada um com os seus problemas” como diz uma amiga.
Porém, fiquei CHOCADA ao entender que DAR OPINIÃO é apenas MAIS UM “CALA A BOCA”. Sabe por quê?
 Já percebeu que depois que você comenta ou dá opinião, acaba não fazendo nada em relação aquilo na prática, na realidade?
Pois é! Resumindo, dê opinião quando já tiver pensado sobre aquele assunto e quando for ACRESCENTAR algo para você e para quem te ouve, que tal? ESTRESSA BEM MENOS!

As pessoas precisam de OPINIÃO com informação e sem ‘suposições’ imaginárias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transtorno Afetivo Bipolar - Alguns Sintomas

Os sintomas descritos na imagem são alguns dos mais citados atualmente. Porém o diagnóstico não é simples. É necessário acompanhamento psicológico e psiquiátrico para realizar o diagnóstico. A Revista Psique de Outubro de 2014 traz uma pesquisa dizendo que uma pessoa com Transtorno Bipolar consulta em média quatro profissionais antes de receber o Diagnóstico. Portanto, não se deve abandonar nenhum tratamento abruptamente, ou por achar que "a fase ruim passou". O que acontece é que os pacientes em atendimento psicoterápico tem uma melhora significativa em relação a níveis de depressão e acabam "se sentindo melhor" e abandonando o tratamento, sendo que o motivo principal das consultas é o desequilíbrio emocional! Irônico não? 

Atestados, Laudos e Avaliação Psicológica

Afins? Sobre Atestados, Laudos e Avaliação Psicológica É comum a procura das pessoas por uma psicóloga(o) que possa fornecer um “atestado psicológico”, mas quando perguntamos a estas mesmas pessoas a finalidade do documento, percebe-se claramente a dúvida sobre o que é um atestado, um laudo ou uma avaliação psicológica. Além da dúvida, as pessoas em geral tem pouco contato com o processo de avaliação psicológica, que se restringe a uma avaliação em algum CFC (centro de formação de condutores) ou em uma empresa onde as “avaliações” são feitas coletivamente. Um atestado psicológico só pode ser concedido pela psicóloga quando: primeiro, uma pessoa estiver em atendimento psicológico e segundo, quando for solicitado para fins de comprovação destes atendimentos. Isto quer dizer que o atestado conterá os dias e horários dos atendimentos em que a pessoa compareceu apenas, que deverão constar da mesma forma, nos registros da psicóloga. Já o laudo, uma demanda constante do judiciário, p...

O que fazer com a CRÍTICA? e como Criticar

O QUE FAZER COM A CRÍTICA E COMO CRITICAR Você pode ser uma pessoa que a vida inteira viveu num ambiente sendo criticado e sofrendo com isso, ou você pode ser aquela pessoa que expressa “opiniões” depois de observar a vida e alguns comportamentos de outras pessoas. Estou falando aqui para VÍTIMAS E ALGOZES. Quero que você avalie e encontre o momento em que este COMPORTAMENTO começou. Sim, de onde vem essa “mania” de criticar, de querer saber a vida do outro, e ALIMENTAR esse CICLO. Percebo que VÍTIMAS E ALGOZES SOFREM com as críticas. As vítimas por ficarem eternamente presas a APROVAÇÃO ALHEIA, neste caso, são pessoas que vivem explicando tudo que fazem, sendo que para elas próprias não existe fundamento para o que estão realizando; e os ALGOZES  (críticos ativos) ficam presos às outras pessoas, porque sem a atividade alheia não tem material para o seu trabalho. Estudos revelam que pessoas que convivem com outras que reclamam na maior parte do tempo, tem prejuízos em...