Pular para o conteúdo principal

Imigrantes: de Trump à Santa Rosa



Imigrantes: de Trump à Santa Rosa  #5


O assunto do momento na comunidade internacional, como não poderia deixar de ser - os Estados Unidos, é a imigração. Para começar, o muro que ele quer construir para muitos é uma coisa ridícula, mas pense comigo: quantas pessoas já morreram nesta travessia? MILHARES. Mas nisso, nem os DIREITOS HUMANOS não pensam, apenas é CELEBRADA a “atitude”, o desejo de “ficar rico”, alimentando o sistema capitalista. Segundo, as CONDIÇÕES DE TRABALHO dos imigrantes é DEGRADANTE, só quem já foi e voltou para contar as humilhações. Isso claro, quando você não fala INGLÊS ou NÃO TEM MAIS NADA PARA OFERECER, e PRECISA aceitar as condições oferecidas. Eu falo inglês, cursei vários anos para aprender, para me ‘adequar’ ao sistema do futuro, mas NUNCA simpatizei com essa cultura dos EUA, por isso, nunca quis ir para lá. Mas um benefício da língua inglesa é fazer o resumo da monografia!
Entendo que deveria haver um programa de IMIGRANTES. Onde fossem escolhidas as profissões para fazer a “troca” entre países, para gerar desenvolvimento e crescimento mútuo, com boas condições para ambos os lados. Por exemplo, viriam tantos artistas (pianistas, violonistas, etc) que tivessem algo para ensinar e, iriam pessoas de formação necessária para determinado projeto, como um intercâmbio. Porque deveria ser assim?
Aqui em Santa Rosa, Rio Grande do Sul, vieram MUITOS imigrantes que falam francês, e para ser sincera, nem sei que país eles são, acho que é Haiti. Já começo a ver essas pessoas catando latinhas e morando em situações não favoráveis. Então, a promessa de emprego já parece não estar funcionando, e nem as condições de moradia. Mas que formação tem essas pessoas? Quem sabe? Quem está acompanhando o que elas estão passando ou fazendo? A minha preocupação é que acabem indo para o crime, porque muitos não terão como enviar o dinheiro para os parentes que, com certeza PROMETERAM. Alguns destes que falo estão morando perto de uma boca de fumo, isto não é preocupante para você? Pra mim, no Brasil atual, é muito preocupante.
Famílias também foram separadas. Não esqueçamos disto!
Então, amigos e amigas, somos um País acolhedor não é? Mas, tudo deveria ter limite. Que benefícios vamos ter no futuro? Não podemos pagar por um passado de escravidão. Deixemos os irmãos livres e que eles ascendam na sociedade, assim como qualquer um de nós brancos, amarelos, pardos ou caucasianos precisa lutar para isto. E aqui, mais uma preocupação, porque os imigrantes terão que ser aceitos, passar por aqueles “rituais do grupo” para ver se o será integrado ou excluído. Assim como aconteceu com o Neymar no Barcelona. Quem lembra que no início não foi nada fácil? Mas ele foi lá pelo TALENTO, e não por ser um simples IMIGRANTE, ele foi AGREGAR e CRESCER, não foi para ser HUMILHADO e, muito menos, EXCLUÍDO.

Grata pela atenção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transtorno Afetivo Bipolar - Alguns Sintomas

Os sintomas descritos na imagem são alguns dos mais citados atualmente. Porém o diagnóstico não é simples. É necessário acompanhamento psicológico e psiquiátrico para realizar o diagnóstico. A Revista Psique de Outubro de 2014 traz uma pesquisa dizendo que uma pessoa com Transtorno Bipolar consulta em média quatro profissionais antes de receber o Diagnóstico. Portanto, não se deve abandonar nenhum tratamento abruptamente, ou por achar que "a fase ruim passou". O que acontece é que os pacientes em atendimento psicoterápico tem uma melhora significativa em relação a níveis de depressão e acabam "se sentindo melhor" e abandonando o tratamento, sendo que o motivo principal das consultas é o desequilíbrio emocional! Irônico não? 

Atestados, Laudos e Avaliação Psicológica

Afins? Sobre Atestados, Laudos e Avaliação Psicológica É comum a procura das pessoas por uma psicóloga(o) que possa fornecer um “atestado psicológico”, mas quando perguntamos a estas mesmas pessoas a finalidade do documento, percebe-se claramente a dúvida sobre o que é um atestado, um laudo ou uma avaliação psicológica. Além da dúvida, as pessoas em geral tem pouco contato com o processo de avaliação psicológica, que se restringe a uma avaliação em algum CFC (centro de formação de condutores) ou em uma empresa onde as “avaliações” são feitas coletivamente. Um atestado psicológico só pode ser concedido pela psicóloga quando: primeiro, uma pessoa estiver em atendimento psicológico e segundo, quando for solicitado para fins de comprovação destes atendimentos. Isto quer dizer que o atestado conterá os dias e horários dos atendimentos em que a pessoa compareceu apenas, que deverão constar da mesma forma, nos registros da psicóloga. Já o laudo, uma demanda constante do judiciário, p...

A vida é assim

  Hoje, em uma conversa, lembrei do pensamento que eu costumava ter sobre a duração das coisas. Pensava que algumas coisas eram realmente para sempre… Eu sempre cuidei muito das minhas coisas, para que, tivessem o máximo de ‘vida’ possível, evitando o desgaste, o fim… Tentava me poupar também, em vários sentidos, de frustrações, de sair da zona de conforto. As frustrações eram realmente terríveis para mim.  E elas são tão necessárias para nossa saúde relacional.  Eu evitava situações que ‘sabia’ que não terminariam bem ou que terminariam. Hoje, temos teóricos que falam da nossa vida moderna líquida. Que não existe nada definitivo. As coisas se tornaram tão descartáveis quanto as relações. Escorrem pelas mãos. Entendi que o “para sempre” deve ser usado hoje, vivendo, sem empurrar para frente algo que não tem futuro. Senti que isso me libertou. Percebi que tinha apego as coisas, a pensamentos que não eram exatamente o que eu acreditava. E no fim, acabava me frustrando para ...