Pular para o conteúdo principal

Como passar no Mestrado da Federal #8

Como passar no Mestrado da Federal

Com certeza, você é uma pessoa esperançosa como eu, ou já está perdendo as esperanças na graduação, no mestrado, na vida... pois é, são os altos e baixos da vida de quem quer ter destaque em alguma área da vida. No nosso caso, só restou a opção “vida acadêmica”. Mas raramente, muito raramente, tem alguém que vai te indicar e mostrar o caminho das pedras.
Bom, eu já tentei várias coisas para conseguir êxito na carreira acadêmica (menos me prostituir ou subornar- acredite, isso existe), mas sempre perco o time. Parece que estou sempre atrasada, fico sabendo depois que acabou a inscrição de alguma coisa etc. a falta de foco, ou muitos focos também ajudam a piorar a situação.
Pessoal, eu acho que escrevo relativamente bem. Cheguei a passar na primeira etapa do mestrado da UFSM ano passado, 2016. Mas descobri que meu projeto era uma bela porcaria. Na verdade, eu não sabia fazer nem o esqueleto do pré-projeto e o assunto foi baseado no interesse do professor. Resumindo, não fui chamada pra entrevista e o feedback que é bom, nada!
Decidi então, enquanto não engravido, (demorando por causa dos ovários policísticos- estou curada) e já que não passei na primeira, fazer uma pós a distância e agora estou na finaleira, com ‘aquela’ vontade de fazer o artigo... mas pelo menos, fiz um pré-projeto decente e paguei mais aproximadamente cinco mil pra aprender.
Então, o que eu tenho pra dizer sobre esse ‘comércio’ de vida acadêmica é o seguinte:
Resultado de imagem para mestrado- não espere se formar (principalmente em Psicologia) para fazer uma pós-graduação;
-se arrebente para conseguir uma bolsa de supervisão no seu curso;
-participe de olimpíadas acadêmicas;
-submeta artigos para semanas de iniciação científica, jornadas acadêmicas (de preferência em outras universidades), congressos etc.

Se você já está indo se inscrever pro mestrado, uma dica é: tente uma bolsa!
Bom, se você tem dinheiro é só seguir algumas regrinhas e focar. Se você não tem dinheiro, foca nos artigos e publicações, estude e passe num concurso assim que der e antes de se formar.
A vida acadêmica de fato é seletiva, é de elite, por que muitos vão desistir. No meu caso, já estou perdendo o tesão. Fazer este artigo da pós está me revelando uma verdade: eu gosto de escrever, mas sobre algumas coisas somente para desabafar e desanuviar a mente, já que não tenho mais como pagar a terapia. Agora, escrever artigos sempre como pesquisadora sem ter um pila no bolso, na “lei do menor esforço” não está funcionando pra mim.


Vamos lá pessoal! Coloquem a mão na massa. Dei várias dicas aí. Se quiserem mais alguma mandei um email pessoal para caroldaronch@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transtorno Afetivo Bipolar - Alguns Sintomas

Os sintomas descritos na imagem são alguns dos mais citados atualmente. Porém o diagnóstico não é simples. É necessário acompanhamento psicológico e psiquiátrico para realizar o diagnóstico. A Revista Psique de Outubro de 2014 traz uma pesquisa dizendo que uma pessoa com Transtorno Bipolar consulta em média quatro profissionais antes de receber o Diagnóstico. Portanto, não se deve abandonar nenhum tratamento abruptamente, ou por achar que "a fase ruim passou". O que acontece é que os pacientes em atendimento psicoterápico tem uma melhora significativa em relação a níveis de depressão e acabam "se sentindo melhor" e abandonando o tratamento, sendo que o motivo principal das consultas é o desequilíbrio emocional! Irônico não? 

Atestados, Laudos e Avaliação Psicológica

Afins? Sobre Atestados, Laudos e Avaliação Psicológica É comum a procura das pessoas por uma psicóloga(o) que possa fornecer um “atestado psicológico”, mas quando perguntamos a estas mesmas pessoas a finalidade do documento, percebe-se claramente a dúvida sobre o que é um atestado, um laudo ou uma avaliação psicológica. Além da dúvida, as pessoas em geral tem pouco contato com o processo de avaliação psicológica, que se restringe a uma avaliação em algum CFC (centro de formação de condutores) ou em uma empresa onde as “avaliações” são feitas coletivamente. Um atestado psicológico só pode ser concedido pela psicóloga quando: primeiro, uma pessoa estiver em atendimento psicológico e segundo, quando for solicitado para fins de comprovação destes atendimentos. Isto quer dizer que o atestado conterá os dias e horários dos atendimentos em que a pessoa compareceu apenas, que deverão constar da mesma forma, nos registros da psicóloga. Já o laudo, uma demanda constante do judiciário, p...

A vida é assim

  Hoje, em uma conversa, lembrei do pensamento que eu costumava ter sobre a duração das coisas. Pensava que algumas coisas eram realmente para sempre… Eu sempre cuidei muito das minhas coisas, para que, tivessem o máximo de ‘vida’ possível, evitando o desgaste, o fim… Tentava me poupar também, em vários sentidos, de frustrações, de sair da zona de conforto. As frustrações eram realmente terríveis para mim.  E elas são tão necessárias para nossa saúde relacional.  Eu evitava situações que ‘sabia’ que não terminariam bem ou que terminariam. Hoje, temos teóricos que falam da nossa vida moderna líquida. Que não existe nada definitivo. As coisas se tornaram tão descartáveis quanto as relações. Escorrem pelas mãos. Entendi que o “para sempre” deve ser usado hoje, vivendo, sem empurrar para frente algo que não tem futuro. Senti que isso me libertou. Percebi que tinha apego as coisas, a pensamentos que não eram exatamente o que eu acreditava. E no fim, acabava me frustrando para ...