Pular para o conteúdo principal

Maternidade, primeira gestação e seus desafios #1

 Hoje quero falar com vocês sobre o tema da maternidade. 


Esta fase da vida da mulher que decide ser mãe pode ser muito angustiante.


Já faz tempo que queria falar sobre o tema mas precisava ter vivenciado um pouco este momento intensamente,aliás como sempre faço, me dedicando quase que exclusivamente a cuidar da minha filha.


De fato se não ter filhos como sabê-los como diz o poeta só quem passa a experiência da maternidade pode compreender em sua totalidade o que é este momento de adaptações da casa, do casamento, da composição familiar.


Na minha prática Clínica eu pensava que a técnica era o suficiente para compreender as angústias de uma mãe. Depois que tive de me adaptar e ficar com o bebê e zelar pela sua vida mesmo estando exausta, é que comecei a compreender muitas das questões das mulheres mães.


 O fato é que eu pensei ter passado um momento mais difícil quando eu não conseguia engravidar, foi um ano e quatro meses nas tentativas sofrendo por não saber o motivo do que estava realmente acontecendo.  


Foi quando decidi iniciar uma pós-graduação e estimular outros pensamentos me distraindo daquilo que parecia ser um pesadelo.  


Não eu não tentei de tudo, não fiz simpatia, não fiz nada disso mas eu tinha Fé em Deus e minha espiritualidade bem desenvolvida me ajudou a superar este momento com a certeza de que iria dar certo só não no momento que eu queria. 


Então eu estou dizendo que é uma questão de tempo para as coisas acontecerem?Talvez. Mas o que determina o seu sucesso é a sua atitude diante daquele problema e se eu não tivesse engravidado o que eu iria fazer, sendo que ser mãe era um sonho. 


Eu não ficava pensando no julgamento dos outros que os outros iriam dizer se eu era uma mulher infértil mas eu senti um pouco na pele o que esse problema pode causar no emocional de uma mulher, mas eu não me detive nesses pensamentos. 


 Embora eu seja uma pessoa muito crítica sou também otimista. Hoje enfrento problemas acredito que mais complicados do que foi a concepção ou a gestação porque eu não tive problema nenhum na minha gestação. 


Eu achava que desmamar seria uma das piores coisas que eu teria que fazer mas eu fui me preparando e com um ano 10 meses eu consegui desmamar a Rafaela em apenas 3 dias!


Porém agora com dois anos e 10 meses eu comecei a desfraldar a Rafaela no período das férias da escolinha e o desfralde do dia foi fácil, o desfralde da noite é que não está sendo muito fácil pois tenho que controlar a ingestão de líquido noturno e nem sempre estou disposta para fazer isso. 


Essa questão de aprendizado dos filhos tem muito haver com o desejo da mãe, o que a mãe deseja que a criança alcance isso ela irá conduzir a criança. Por isso é tão importante que a mãe fique atenta e deseje e conheça as etapas da evolução infantil minimamente para poder auxiliar a criança no seu desenvolvimento.


 Eu sei não é fácil! As mães muitas vezes ficam exaustas mas é necessário, a mãe tem um papel fundamental nisso pois passa a maior parte do tempo em casa com a criança. 


Eu pude escolher em dar atenção exclusiva para minha filha porém senti muita dificuldade em me recolocar novamente na atividade profissional nisso estou caminhando ainda e com a pandemia também diminui meus horários de atendimento.


Então não é uma tarefa fácil essa tal maternidade pois basicamente tudo depende da mulher desde nutrição até ensinar cuidados pessoais, linguagem e mostrar o mundo para criança.

Resumindo, tudo passa primeiro pelo psiquismo da mãe e haja saúde mental!


No mais façam caminhada sempre que não tiverem vontade e tomem sol! 


Escrito por

Caroline Daronch da Silva Ziani

Psicoterapeuta

Esp Coaching


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transtorno Afetivo Bipolar - Alguns Sintomas

Os sintomas descritos na imagem são alguns dos mais citados atualmente. Porém o diagnóstico não é simples. É necessário acompanhamento psicológico e psiquiátrico para realizar o diagnóstico. A Revista Psique de Outubro de 2014 traz uma pesquisa dizendo que uma pessoa com Transtorno Bipolar consulta em média quatro profissionais antes de receber o Diagnóstico. Portanto, não se deve abandonar nenhum tratamento abruptamente, ou por achar que "a fase ruim passou". O que acontece é que os pacientes em atendimento psicoterápico tem uma melhora significativa em relação a níveis de depressão e acabam "se sentindo melhor" e abandonando o tratamento, sendo que o motivo principal das consultas é o desequilíbrio emocional! Irônico não? 

TIREOIDE: HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO E MAIS

TIREÓIDE Todos nós nascemos com uma glândula no pescoço chamada tireóide. Ela se localiza imediatamente abaixo da cartilagem tireóide, "pomo de adão", e pode ser sentida através do toque superficial. A função básica da glândula é a produção de dois hormônios: tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). A tireóide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Em relação a outros órgãos do corpo humano, a tireóide é relativamente pequena, mas é uma das maiores glândulas já que pode chegar a até 25 gramas em um adulto. Ela atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. Quando a tireóide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente ( hipotireoidismo ) ou em excesso ( hipertiroidismo ). Nos dois casos, o volume da glândula

8 de Março Dia da Mulher

  Você sabe o valor que você tem em apenas ser Mulher? Mulher que é contemplada por Deus, honrada como figura central em vários momentos da história bíblica. Além de Mulher, sermos mães, as únicas que podem escolher gerar outro ser. Mulher, nem forte, nem fraca, apenas uma explosão hormonal mensal (semanal) 🤪😂 Cuida do teu jardim interior, pois só tu sabes como passar pelas estações e fazer-se florescer. Não deixe a amargura entrar no teu ❤️ pois ela virá te assombrar por teus planos não terem saído como desejado. Confia em Deus e dele extrai tua força, pois a presença Dele nunca te faltará. Um grande abraço  Carol